segunda-feira, 19 de abril de 2010

Dia Internacional das Mulheres



O dia de hoje é, para alguns, apenas mais uma baboseira comercial. Mas vejo este dia como um símbolo de uma longa história de luta por direitos. É interessante ver sendo repetido por aí o velho mote dos "direitos iguais", sem sequer se pensar no que isso realmente significa. Vejo muitas pessoas entendendo que para ter "direitos iguais" é preciso ser melhor que o outro, ou ter os mesmos comportamentos e atitudes que são tão criticados. Parece não fazer sentido nenhum quando dito assim, não é? Mas é o que vejo. Mulheres tentando ser melhores que homens e homens se esforçando para manter sua posição de poder a todo custo; mulheres agindo de acordo com o que criticam numa cultura machista, que por outro lado são criticadas por homens que não refletem sobre o seu comportamento, numa eterna guerra dos sexos.


O grande problema nisso tudo é que ter direitos iguais não é a mesma coisa que ser igual ao outro. Homens e mulheres são diferentes, e é importante que essas diferenças existam. Ter direitos iguais significa ter iguais oportunidades, ser igualmente respeitado - inclusive nas suas diferenças - ser igualmente considerado, reconhecido, ter sua liberdade e dignidade valorizadas. Especialmente, significa não subjugar o outro pelo simples fato de ser diferente, por não ter a mesma força física ou posição de poder. Direitos iguais também implica o mesmo compromisso com o respeito ao outro como pessoa. Portanto, estão intimamente ligados aos Direitos Humanos.

Muita luta foi necessária ao longo da história para que a mulher conquistasse o espaço que hoje ocupa na sociedade, e muito ainda precisa ser feito. É isso que esse 8 de Março representa. Mas agora é importante que as pessoas, homens e mulheres, percebam que enquanto houver uma batalha entre gêneros, sem colaboração e respeito, o objetivo maior não será alcançado. Será apenas o outro lado de uma mesma moeda, e essa moeda já não tem mais valor.

Parabéns a todas as mulheres e a todos os homens que colaboraram e colaboram para que as pessoas tenham realmente direitos iguais. Feliz Dia das Mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.